Projeto em caráter experimental já multou cerca de 7,7 mil veículos com excesso de peso. Sistema permite pesagem na própria via, sem necessidade das balanças tradicionais.
Resumo geral:
O sistema HS-WIM é um sistema de pesagem em movimento que permite fiscalizar veículos sem que eles precisem parar.
As multas são geradas automaticamente quando um veículo ultrapassa o limite de peso permitido. O sistema identifica a placa e cruza os dados com o registro do veículo, emitindo a autuação sem necessidade de abordagem física.
Impacto: Redução de acidentes, menor desgaste das rodovias e aumento da segurança viária.
Penalidades: Multas de até R$ 293,47, podendo incluir retenção do veículo.
Onde Está Ativo: Trecho entre Uberlândia (MG) e Jataí (GO), com expansão prevista para rodovias federais até 2026.
Imagine estar dirigindo um caminhão e, sem nem mesmo parar, receber uma multa por excesso de peso. Parece coisa do futuro, mas já é realidade! O novo Sistema de Pesagem em Movimento de Alta Velocidade (HS-WIM) está transformando a fiscalização de veículos pesados no Brasil. Desde sua implantação, mais de 7,7 mil multas já foram aplicadas a transportadores que excederam os limites de carga permitidos. Mas como funciona essa tecnologia? Quais os impactos para os motoristas e empresas de transporte? E, o mais importante, como evitar multas desnecessárias? Vamos explorar tudo isso agora!
O que é o sistema HS-WIM?
O HS-WIM (High-Speed Weigh-in-Motion) é um sistema de pesagem em movimento que permite fiscalizar veículos sem que eles precisem parar. Ele utiliza sensores instalados no asfalto para medir, com alta precisão, o peso dos caminhões em tempo real. Caso o peso esteja acima do permitido, a multa é gerada automaticamente.
Como funciona o Sistema de Pesagem em Movimento (HS-WIM)?
Diferente das antigas balanças fixas, que exigem que os caminhões parem para a verificação de peso, o HS-WIM realiza a medição de forma automática enquanto o veículo está em movimento. Sensores embutidos no asfalto coletam os dados de peso dos eixos e do veículo como um todo, sem a necessidade de interrupção do fluxo de tráfego.
“Hoje, na rodovia, quem carrega cargas só pesa se ele quiser ser pesado. E, geralmente, quem pesa é quem não está com excesso de peso. Quem está infringindo a lei, carregando excesso de peso, opta por não ser pesado e pode ir embora normal que ninguém vai pegar ele”, conta gerente de Operações da Eco050 e da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva, em reportagem ao G1."

Essa tecnologia já está em fase experimental em diversos pontos do país e, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o objetivo é ampliar essa fiscalização para todas as rodovias federais concessionadas até 2026.
Por que a fiscalização está mais rigorosa?
O excesso de peso em caminhões representa um risco grave para as rodovias e a segurança viária.
O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes apresenta os seguintes motivos para a aplicação de multas quando há excesso de peso nos caminhões que rodam nas estradas:
Danos causados nas rodovias e estradas;
Dificuldade de frenagem em função do peso em trechos de declive, o que pode causar graves acidentes;
Dificuldade de manobras, parando o trânsito e causando acidentes, já que caminhões com excesso de carga têm velocidade reduzida, especialmente em subidas, o que também causa transtornos para os demais usuários da via;
Poluição atmosférica em função do mau uso do motor;
Danos ao caminhão que podem causar problemas ao condutor e a terceiros, além de prejuízos financeiros.
Como se vê, existem motivos sérios e que colocam vidas em risco em função do mau uso do caminhão.
Por conta desses problemas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificaram a fiscalização, aplicando multas de forma automática por meio do HS-WIM.
Como funcionam as multas aplicadas pelo HS-WIM?
As multas são geradas automaticamente quando um veículo ultrapassa o limite de peso permitido. O sistema identifica a placa e cruza os dados com o registro do veículo, emitindo a autuação sem necessidade de abordagem física.
Principais pontos da fiscalização:
O motorista não precisa ser parado para receber a multa.
A fiscalização ocorre em alta velocidade, sem afetar o fluxo da via.
A multa é enviada diretamente para o registro do veículo.
O valor da multa varia de acordo com o excesso de peso detectado.
Onde já está funcionando?
A implementação do sistema foi feita em caráter experimental pela ANTT e a Ecovias do Cerrado no trecho entre Uberlândia (MG) a Jataí (GO).
Desde 2 de dezembro, quando o projeto começou a multar, 7,7 mil veículos foram autuados. Os dados são da ANTT.
Quais as penalidades para excesso de peso?
As multas variam conforme a gravidade do excesso de carga:

A recusa em pesar o veículo é considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o artigo 231, inciso X, se o condutor se recusar a submeter o veículo à pesagem quando solicitado, estará sujeito às seguintes penalidades:
Penalidade por Recusa em Pesar o Veículo
🚨 Infração: Grave (5 pontos na CNH)
💰 Multa: R$ 195,23
🚛 Medida Administrativa: Retenção do veículo até a regularização
Além disso, se o veículo for flagrado com excesso de peso após a pesagem forçada, o motorista ainda será penalizado de acordo com a tabela de multas por excesso de peso, acumulando mais custos e riscos para a empresa.
Lembrando que a não indicação do condutor (Multas NIC), gera valor em dobro para multa.
Como evitar multas e reduzir riscos?
Com a fiscalização eletrônica de peso, essa deixa de ser uma opção porque a “balança” está instalada na pista. São sensores que pesam a carga mesmo que o veículo passe em alta velocidade.
Para evitar autuações e manter sua frota dentro da legalidade, siga estas recomendações:
Monitore o peso das cargas antes de iniciar a viagem.
Utilize tecnologias de telemetria para controlar o carregamento em tempo real.
Invista em gestão de frotas eficiente, garantindo que os motoristas respeitem os limites de carga.
Acompanhe as regulamentações da ANTT para evitar surpresas na fiscalização.
Ao mesmo tempo que o projeto desincentiva o excesso de peso e isso deve se refletir no comportamento dos motoristas.
A medida também tem consequências na segurança da via, uma vez que veículos com excesso de peso podem se envolver em acidentes graves.
"Para o veículo que foi projetado para frear na rodovia com 70 toneladas, [se estiver] carregando 100 toneladas [ele] não vai frear. Ele tomba, causa acidentes com carros pequenos, uma série de transtornos e, reduzindo excesso de peso, a tendência é sim que reduza acidentes causados por esses veículos de carga”, afirmou Silva em reportagem ao G1."
Uma dúvida que surge é: O que acontece com a carga excedente?
Essa é uma grande preocupação dos transportadores. Com as balanças atuais, se um veículo for flagrado com peso acima do permitido, a carga é retirada do caminhão e transferida para outro veículo no posto de pesagem.
Mas como será feito isso com as balanças na via em movimento e não nos postos de pesagem? Onde fazer essa redistribuição? E quem arca com os custos? Essas ainda são questões que precisam ser melhor regulamentadas pela ANTT.
O novo sistema de pesagem HS-WIM está transformando a fiscalização no Brasil. Com mais de 7,7 mil multas aplicadas desde sua implementação, essa tecnologia promete ser um divisor de águas no combate ao excesso de peso nas rodovias. Empresas que desejam evitar penalidades devem investir em soluções tecnológicas para monitoramento e controle de carga.
O que é o HS-WIM?
O HS-WIM (High-Speed Weigh-in-Motion) é um sistema de pesagem em movimento que permite fiscalizar caminhões sem que eles precisem parar.
Como funciona a pesagem eletrônica?
O motorista recebe a multa na hora?
Onde o sistema já está funcionando?
Qual é o valor da multa por excesso de peso?
Como evitar multas por excesso de peso?
O que acontece com a carga excedente?
Esse sistema também detecta outras irregularidades?
La inspección electrónica de peso a través del sistema HS-WIM está cambiando la forma de monitorear los camiones en las carreteras brasileñas. El sistema, que ya ha impuesto más de 7.700 multas, permite pesar los vehículos en movimiento, sin necesidad de detenerse. Esto asegura una mayor eficiencia en la inspección, reduciendo el riesgo de accidentes y desgaste en las carreteras. Las sanciones pueden alcanzar R$ 293,47, que pueden incluir la retención del vehículo. HS-WIM se encuentra en fase experimental entre Uberlândia (MG) y Jataí (GO) y debería ampliarse a carreteras federales hasta 2026.
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