top of page

Gestão de Frotas, o que é e como funciona?

Atualizado: 6 de set. de 2022

Sempre quando falamos sobre Gestão de Frotas, devemos partir da pergunta: o que significa Frota? Pode parecer bastante comum seu conhecimento para quem é do ramo de transportes, mas para algumas pessoas esse conceito ainda é um pouco desconhecido.


Uma frota veicular é um conjunto de veículos, veículos esses que podem ser: motocicletas, vans, caminhões, carros de passeio e tudo que diz respeito ao transporte terrestre.


As frotas podem ser utilizadas em diversos meios, desde transportadoras que emprestam seus veículos para prestação de serviços, até mesmo empresas que precisam transportar seus produtos e apostam na frota própria. E a gestão desses veículos é denominada como gerenciamento de frotas, função de extrema necessidade para esse ramo que está sempre em movimento.



Mas afinal, o que é a gestão de frotas?


A gestão de frotas pode ser resumida no trabalho de administração dos veículos de uma empresa. Ela existe para cuidar da frota veicular e garantir sempre o melhor serviço, buscando a otimização de viagens, prevenção de acidentes, cuidados no dia a dia do motorista e redução de custos operacionais.


> Podemos dividir a gestão de frotas em três:


Gestão de ativos: Que são os veículos da frota;

Gestão de insumos: Tudo que a frota precisa para funcionar, como por exemplo o combustível;

Gestão do comportamento: São os dados sobre o comportamento dos motoristas da frota.


Para ter uma boa gestão de frotas é preciso atentar-se a todos esses pontos ao mesmo tempo, pois a soma deles é o que garante o bom funcionamento da frota veicular.



Como funciona a gestão de frotas?


A gestão de frotas pode funcionar de formas diferentes, isso irá variar de empresa para empresa. Por muito tempo essa gestão foi feita a partir de planilhas, que eram alimentadas por gestores de frotas.


Atualmente, o gestor de frota ainda é muito presente, contudo, ele conta com sistemas inteligentes que monitoram o dia a dia da frota. Assim ele não precisa mais se preocupar em preencher os dados em uma planilha, o que acaba facilitando sua rotina, pois, muitas vezes as planilhas só suportavam dados básicos, sem detalhes complexos.


Com o uso de sistemas de gestão de frotas, o trabalho do gestor se torna mais rápido, estratégico e eficiente, os sistemas avisam quando é necessário realizar manutenções nos veículos, controlam os custos e produzem dados para a tomada de decisões. Claro, tudo isso depende de um controle diário e focado na atualização constante de todos os pontos de cada veículo.


Em resumo, a gestão de frotas é focada em uma programação para que os veículos estejam sempre em bom estado e seus condutores sempre disponíveis.


Muito em alta na atualidade, a gestão de frotas, muito em breve estará presente em quase todas as empresas que buscam gestão, economia e produtividade.


> Esta publicação foi útil? Confira esse e muitos outros materiais em nosso blog.


42 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page