A telemetria veicular é uma tecnologia que possibilita a coleta de informações de um veículo de forma remota. Dados como: velocidade média e instantânea, distância percorrida, localização e combustível são alguns dos índices que a tecnologia é capaz de captar. A telemetria também registra e disponibiliza essas informações ao gestor de frotas, facilitando assim a sua análise para tomar decisões mais assertivas.
Curiosidade: um carro ou caminhão em movimento geram uma grande quantidade de dados sobre o que está acontecendo durante a viagem. Segundo relatório da McKinsey & Company, um veículo consegue gerar até 25 GB de informação por hora. Uma quantidade gigante de informação!
A telemetria não está restrita a aplicações veiculares. Afinal de contas, a telemetria é a medição de dados de maneira remota. “Tele”, quer dizer remotamente, e “metria”, quer dizer medição. Então, telemetria é basicamente a realização de uma medição à distância, remota.
Como funciona a telemetria veicular? Um sistema de telemetria veicular funciona da seguinte forma:
Um equipamento é instalado no veículo para captar as informações referente a operação. Através de sinais de rádio, rede de telefonia ou satélite, essas informações são enviadas a um servidor na central de monitoramento, gerando os dados de rastreamento. Os dados armazenados no servidor são tratados pelo sistema de gestão de frotas e ficam disponíveis para o gestor acessar. Dentro do sistema o gestor tem acesso a diversos relatórios, que compilam e analisam os dados de acordo com a sua necessidade. Alguns parâmetros analisados na telemetria veicular são:
Velocidade;
Aceleração;
Frenagens;
Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado);
Dados gerais: temperatura de freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo;
E quais os benefícios da telemetria veicular?
1. Economia de combustível
O sistema de telemetria fornece dados precisos sobre o consumo de combustível de cada veículo da sua frota. Possibilitando assim, que você acompanhe o consumo real e o planejado, avalie desvios com relação ao valor desejado e a partir disso, conseguir definir um plano de ação para melhorar a eficiência da frota.
A telemetria também fornece dados para a avaliação do modo como cada motorista está conduzindo o veículo. Permitindo identificar comportamentos que aumentam o consumo de combustível.
2. Redução de custos com manutenção
A telemetria fornece todos os dados necessários para gerenciar o seu plano de manutenção preventiva, além de auxiliar na previsão de problemas futuros e evitá-los com manutenções preventivas.
Os dados de telemetria auxiliam ainda na automação dos processos de manutenção e permitem que sejam tomadas decisões baseadas em dados.
3. Controle do modo de condução dos motoristas
O desgaste de pneus e o consumo de combustível representam, respectivamente, 8% e 35% dos custos variáveis de uma empresa de transportes, e o custo com manutenção representa a maior parte do custo variável de uma frota.
Todos esses fatores são diretamente impactados pelo modo de condução do motorista. Freadas, curvas e acelerações bruscas, RPM fora do indicado, dirigir na banguela, excesso de velocidade para o peso do veículo, parar o veículo e mantê-lo ligado. Tudo isso são hábitos de direção dos motoristas que impactam diretamente no consumo de combustível, desgaste e vida útil das peças e dos pneus. Impactando assim nos custos.
E o resultado de tudo isso? Uma Gestão de Frotas eficiente, focada em reduzir todos os custos desnecessários, além de proporcionar mais segura e eficiência.
www.alisat.com.br | instagram.com/alisatbrasil | (51) 3034-2111
> Esta publicação foi útil? Confira esse e muitos outros materiais em nosso blog.
Kommentare